Você sabia que o sucesso da franquia Star Wars se deve, em grande parte, à sua estratégia de merchandising? Que tal aplicar essa lição em seu próprio negócio?

O merchandising é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas atualmente. Consiste em utilizar a marca e seus produtos como elementos de comunicação visual nos pontos de venda, como lojas, supermercados, e-commerce, dentre outros.

Você sabia que o sucesso da franquia Star Wars se deve, em grande parte, à sua estratégia de merchandising? Desde o lançamento do primeiro filme, em 1977, a saga criou um universo de personagens, veículos e armas icônicas, que foram licenciados e patendiados para diversos tipos de produtos, como brinquedos, roupas, acessórios, livros, jogos e até mesmo alimentos.

Lançando mão dessa estratégia, a marca conseguiu atingir um público amplo e diversificado, o que proporcinou um aumentos nas demandas e, consequentemente, em suas vendas. Assim, ao aplicar essa estratégia a franquia Star Wras conseguiu fazer com que os produtos associados à marca se tornassem uma extensão do universo criado por ela, despertando o desejo dos fãs em adquiri-los.

Para aplicar essa lição em seu próprio negócio é importante identificar quais são os elementos-chave que representam a sua marca e que podem ser utilizados no merchandising. Além disso, é essencial pensar na qualidade dos produtos, sua originalidade e no seu valor agregado para que eles se destaquem no mercado.

Outra dica de ouro é trabalhar a comunicação visual dos produtos, ou seja, criar embalagens atrativas e bem planejadas, de forma que reforcem a identidade da marca e gerem interesse nos consumidores.

Por fim, é essencial estar sempre atento às tendências do mercado e às preferências dos clientes, para inovar e manter a relevância da sua marca no universo do merchandising.

Mas, agora que já elencamos as partes divertidas da construção e aplicação da estratégia, vamos falar de money. É importante lembrar que a implementação de uma estratégia de merchandising deve ser cuidadosamente planejada e gerenciada em todos os departamentos. A gestão financeira desempenha um papel fundamental nesse processo, afinal é indispensável o controle de custos de produção, estabelecer preços competitivos, gerenciar o estoque e garantir que o retorno financeiro seja positivo.

Portanto, é de grande importância que a contabilidade da sua empresa, ou o seu departamento financeiro, atue de forma responsável e estratégica, garantindo que a estratégia de merchandising seja benéfica para a empresa, seus clientes e a sociedade como um todo.

Agora que você já conhece a importância da estratégia de merchandising e como ela pode ser aplicada em seu negócio, é hora de colocar em prática e alavancar suas vendas! E para garantir uma gestão financeira responsável, conte com a AJS para te ajudar nessa jornada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo empreendedor para ele dar um up nas vendas! Já conhece nosso perfil no Instagram @ajscontabilidade? Confere lá e fique por dentro das novidades da gestão financeira e muitas outras dicas para o seu negócio!

Mais artigos do Blog