OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS | CONHEÇA AS PRINCIPAIS DE UMA EMPRESA

Sabemos que abrir uma empresa não é tão simples não é mesmo?! É preciso encontrar o ramo de atuação adequado para seu tipo de negócio, além de verificar minuciosamente as partes burocráticas que existem para que a sua empresa esteja em dia com as obrigações tributárias perante o governo, evitando sofrer multas em caso de fiscalização.

É comum que as empresas tenham diversas obrigações tributárias, fiscais e contábeis em comum que devem ser cumpridas, porém, algumas dependem do regime tributário que o tipo de negócio está inserido e qual o tipo de atividade.

Para gerenciar um empreendimento corretamente, é preciso realizar pagamentos de tributos, fazer prestação de contas, enviar declarações, entre outros fatores. Para te ajudar, a AJS irá te explicar as principais formas de obrigações tributárias, fiscais e contábeis de uma empresa.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DAS EMPRESAS NO BRASIL

AS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS, FISCAIS E CONTÁBEIS, SÃO TRÊS TIPOS DE GRUPOS QUE ESTÃO INTERLIGADOS E GARANTEM O FUNCIONAMENTO DE UMA EMPRESA, JÁ QUE UM RAMO DEPENDE DO OUTRO PARA SER BEM EXECUTADO SENDO POSSÍVEL DESENVOLVER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ADEQUADO PARA O EMPREENDIMENTO.

Obrigações Tributárias

As obrigações tributárias estão diretamente ligadas ao setor fiscal de uma empresa, já que é esse setor que se responsabiliza pela administração, apuração e pagamento de débitos tributários levando em consideração as atualizações e mudanças na legislação. Além disso, os profissionais que atuam no ramo de obrigações tributárias também tendem a buscar estrategicamente métodos que permitam a elisão fiscal.

Entre as principais obrigações tributárias de uma empresa, encontra-se:

  • Apurar e mensurar o lucro tributável;
  • Preencher e pagar guias de pagamento de tributos no prazo;
  • Garantir que os tributos sejam pagos no prazo.

Obrigações Fiscais

As obrigações fiscais geralmente estão relacionadas às obrigações tributárias, já que se referem às questões relacionadas ao pagamento de impostos, a fim de garantir com que a empresa mantenha-se em dia com o Fisco.

As principais obrigações fiscais de uma empresa trata-se do pagamento de impostos, que podem ser Municipais, Estaduais ou Federais, além da emissão de notas fiscais, já que todo empreendimento deve emitir notas independentemente do seu porte.

Confira a seguir alguns dos principais impostos que são pagos pelas empresas brasileiras:

  • ISS (Imposto Sobre Serviços) – Municipal;
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – Estadual;
  • IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas) – Federal.
  • OBRIGAÇÃO FISCAL: EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

  • O MEI (Microempreendedor Individual), se for pessoa jurídica,

Resumidamente, esse regime tributário unifica tributos e contribuições e reduz boa parte da burocracia.

Obrigações Contábeis

As obrigações contábeis, por sua vez, estão relacionadas às obrigações fiscais, ou seja, tanto as obrigações tributárias, quanto fiscais e contábeis estão atreladas entre si.

Quando falamos em contabilidade, estamos relacionando a empresa e sua situação patrimonial e financeira perante a legislação. Isso porque, o empreendedor deve estar ciente das demonstrações contábeis e do balanço patrimonial que contém o faturamento e os gastos comprovados da empresa apresentado em relatórios que ajudam o empreendedor a se planejar e verificar a real situação da sua empresa.

Entre as funções dos contadores, encontra-se a formalização da empresa já que é preciso estar ciente de algumas obrigações contábeis são exigidas no processo de abertura do negócio, como por exemplo obter um CNPJ, alvará de funcionamento, além da definição de regime tributário e de um contrato social.

‍Outro importante ponto que deve ter atenção é os demonstrativos contábeis que auxiliam o planejamento estratégico, visando a melhoria da situação patrimonial da empresa.

Mais artigos do Blog