FGTS Digital: saiba o que é e como acessar

A evolução e transformação digital contribui para que haja melhorias significativas em inúmeras áreas de conhecimento, garantindo mais segurança, eficiência e transparência em diversas atividades. Entre tantas melhorias, vale a pena entender o que é o FGTS digital e como esse sistema pode fazer com que sua empresa tenha mais praticidade nesse tipo de processo.

O FGTS Digital é uma plataforma online criada pelo governo federal para facilitar o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ela oferece aos trabalhadores a possibilidade de consultar o saldo de suas contas FGTS e a situação de seus empregadores, de forma prática e segura.

Como funciona?

Tanto colaboradores quanto as empresas tem acesso a essa plataforma.

Em relação às empresas é possível desenvolver o cadastro no portal do FGTS Digital, onde obtém acesso a um ambiente seguro para cadastrar os dados dos trabalhadores e acompanhar o recolhimento mensal do FGTS.

Já no caso dos colaboradores, é possível utilizar o aplicativo ou realizar seu login na página do FGTS digital.

Como acessar o FGTS Digital?

Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br.

Assim, com seu usuário e senha em mãos, é possível acessar todas as informações sobre sua conta, como saques e outros aspectos relevantes. É importante destacar que para ter acesso a esses recursos é obrigatório ter uma conta gov.br com um nível de validação prata ou ouro, ou seja, um certificado digital de pessoa física — tal como um selo de validação facial ou de internet banking, por exemplo.

No tocante à empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação. Os certificados aceitos pelo Governo para esse registro são: A1, A3 ou certificado em Nuvem.

Quais serviços disponíveis?

Para as empresas, será possível criar e personalizar boletos, realizar consultas, visualizar dívidas, optar por parcelamentos, solicitar reembolsos, dentre outros serviços que otimizem a rotina de prestação de contas no tocante ao FGTS.

Já para os colaboradores, a plataforma permite consultar os extratos, verificar os depósitos, conferir atrasos, verificar transferências, empréstimos e ainda oferece acesso a diversos requerimentos necessários para a liberação do crédito.

Como o novo portal pode afetar sua empresa?

O novo portal torna os procedimentos relacionados ao FGTS mais práticos e ágeis, aumentando a produtividade e eficiência para a empresa.

Em suma, plataforma diksponibiliza inúmeros recursos e diversas ferramentas que permitem a alteração, cancelamento e lançamentos de contas. Além disso, permite a consulta de saldos, movimentações, extratos e diversos recursos importantes para efetuar um bom gerenciamento. E assim, a sua empresa conseguirá otimizar o fluxo de informações relacionadas ao FGTS.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Mais artigos do Blog