Conheça seus direitos: a importância da contabilidade trabalhista para o trabalhador e o empregador

A contabilidade é uma área muito ampla e, dessa forma, trata de diversos assuntos da empresa, que vão desde as rotinas financeiras, fiscais e tributárias até a parte trabalhista.

Mas primeiro, você sabe como surgiu o Dia do Trabalhador? Essa data surgiu em virtude da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho:

  • a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas);
  • o aumento de salários;
  • o descanso semanal e as férias.

O evento, que foi organizado pela Federação Americana do Trabalho, esse teve a participação de milhares de operários que se reuniram nas ruas da cidade.

Denominado de Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu, resultando em mortos e inúmeros feridos.

Assim, em 1889, na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, as quais ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Como surgiu no Brasil?

Já no Brasil, o Dia do trabalho foi instaurado no governo de Artur Bernardes, em 1925. No entanto, antes de instituir a data, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral.

Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, tendo como objetivo a reinvindicação de seus diretiros trabalhistas e denunciar as condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:

  • o aumento de salário;
  • a redução da jornada de trabalho;
  • a proibição do trabalho infantil;
  • a proibição do trabalho feminino à noite.

Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.

Com um pouco de contexto histórico, vamos agora desmistificar os processos contábeis, abordando os direitos tanto dos empregados quanto dos empregadores.

Na AJS, entendemos que o papel da contabilidade trabalhista é garantir que os trabalhadores tenham acesso a todos os seus direitos, realizando todos os trâmites necessários de forma eficiente e ágil, garantindo, assim, o bem-estar dos colaboradores. Além disso, também é papel da contabilidade trabalhista garantir que a empresa esteja assegurada.

Para evitar confusões durante a vigência do contrato de trabalho, bem como para assegurar a integridade do negócio é fundamental compreender os direitos dos colaboradores e do contratante, pensando nisso abaixo listaremos os principais direitos de ambos. Confira:

Principais direitos dos colaboradores:

  • Reconhecimento do vínculo empregatício

Ao ingressar na empresa o colaborador deve fornecer à empresa a carteira de trabalho e demais documentos solicitados para a realização do registro.

  • Repouso semanal e intervalo

As normas da CLT estipulam regras no que se referem ao descanso do colaborador, sendo da responsabilidade da contabilidade trabalhista orientar a empresa quanto a esses pontos.

  • Recebimento de horas extras

A legislação trabalhista estabelece uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, diárias seriam 8 horas. Obviamente, há contratos de trabalho com jornadas diferentes. No entanto, caso o trabalhador exceda a jornada diária, tendo horas adicionais, é preciso remunerar tais horas com acréscime mínimo de 50%. Além disso, a remuneração das horas extras são refletidas no 13° sal´rio, férias, FGTS e aviso-prévio.

  • Obter direitos trabalhistas

Há direitos trabalhistas obrigatórios que a empresa deve conceder aos seus colaboradores e, em alguns casos, algumas companias fornecem benefícios opcionais. Quanto aos direitos obrigatórios, quais são? São o 13° salário, férias remuneradas, FGTS e vale-transporte.

  • Estabilidade temporária em dadas situações

Existem situações em que a empresa precisa conceder estabilidade ao colaborador e o não cumprimento de tal normal pode acrretar em prejuízos financeiros à empresa. As situações de estabilidade no emprego são: gestantes – até cinco meses após o parto; Dirigente Sindical – desde o registro da candidatura até um ano do fim do mandato que é de três anos; Membro da CIPA – desde o início da candidatura até um ano apos o fim do mandato; colaborador que sofreu acidente de trabalho – 12 meses após a cessação do auxílio doença (o mesmo deve ser afastado pelo INSS);

  • Adicionais noturno/insalubridadde/periculosidade/transferência

O colaborador tem direito a ganhar adicional norturno caso trabalhe entre as 22h e 5h da manhã , sendo que o adicional mínimo é na fração de 20% em relação ao valor remunerado em horário diurno.

Já o adicional de insalubridade é pago aos empregadores que trabalham expostos a agentes químicos, físicos e, também, a agentes biológicos, tais como bactérias e vírus.

Há também o adicional de periculosidade, que se refere a atividades perigosas, como trabalho com rede elétrica, explosivos, inflamáveis etc.

E por fim, quanto aos adicionais, há o adicional de transferência. Quando um funcionário é tranferido de uma unidade para outra da empresa ele tem direito a um adicional de 25% sobre o salário.

Principais direitos dos empregadores

  • Exigir o cumprimento da carga horária estipulada em contrato

Aqueles que não cumprirem a carga horária combinada pode ter o seu contrato rescindido e, em alguns caso, por justa causa.

  • A empresa pode estabelecer normas no ambiente profissional

Normas quanto ao comportamento e questões referentes ao exercício da função podem ser cobradas pelo empregador, como já devem imaginar, afinal cabe ao empregador gerenciar o seu negócio da forma que jugar melhor. E, obviamente, não pode ultrapassar os limites da lei.

  • Aplicar punições para funcionários que descumprem regras ou ordens do empregador

A empresa pode aplicar tanto advertência verbal quanto escrita aos colaborados que descumprirem às normas e demais questões acordadas durante o momento de contratação.

Ufa, são muitos pontos e todos muito complexos, não é mesmo? E esses são apenas alguns pontos, pois a rotina agitada do cotidiano de uma empresa tem infinitas possibilidades e é por isso que é importante contar com profissionais especializados para assegurar a integridade do seu negócio e dos seus colaboradores. É nesse ponto que entra a importância de ter profissionais especializados para auxiliar a empresa em todos os trâmites necessários para cuidar da sua gestão financeira.

Mais artigos do Blog