CNPJ INATIVO | SAIBA COMO REGULARIZAR SUA EMPRESA

Quem possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica já deve saber que existem uma série de obrigações com o governo federal que devem ser cumpridas. Estar com CNPJ inativo e irregular leva as empresas a enfrentar diversas dificuldades, que impedem a execução das práticas do cotidiano, como por exemplo, emitir notas fiscais ou movimentar conta bancária da Pessoa Jurídica.

Nesse sentido, manter o funcionamento de uma empresa demanda muito trabalho e profissionalismo, e na verdade ter um CNPJ é bastante desafiador, porém é necessário regularizar sua empresa e evitar problemas com a Receita Federal.

Várias situações podem levar sua empresa a ficar com o CNPJ inativo, especialmente quando deixa-se de pagar impostos ou omite-se a declaração ou demonstrativo nos últimos dois anos. Ou seja, estar com o CNPJ irregular quer dizer, então, que a situação cadastral da sua empresa não encontra-se ativa sendo necessário regularizar seu CNPJ e cumprir com algumas obrigações para voltar a ter permissão do seu funcionamento.

Não deixar seu CNPJ inativo é muito importante, pois evita com que seu estabelecimento corra o risco de gastar com valores altos com multas, além de não sofrer com penalidades, por isso, é essencial obter um planejamento para regularizar sua empresa.

Para isso, você pode contar conosco para que sempre seja cumprido com as obrigações burocráticas, para assim não ter surpresas desagradáveis.

Se seu negócio encontra-se com o CNPJ inativo, procure regularizar sua empresa de acordo com os órgãos competentes. Quer saber como fazer isso de maneira simples? Basta continuar a leitura e descubra como a AJS pode te ajudar a resolver essa pendência com rapidez!

COMO REGULARIZAR CNPJ  INATIVO?

Para começar, primeiramente é preciso saber se a sua empresa apresenta algum tipo de irregularidade ou não. Para isso, é preciso buscar saber como regularizar CNPJ inativo por omissão de declarações ou pagamentos, pois como sabemos a irregularidade de uma pessoa jurídica apresenta algumas consequências que afetam diretamente o dia a dia de trabalho.

Portanto, vamos entender primeiro quais os casos que podem deixar seu CNPJ inativo na Receita Federal e como regularizar sua empresa para que ela fique dentro da legalidade

Verifique a seguir algumas possibilidades que irão deixar seu CNPJ inativo:

  • Não realizar o pagamento de tributos federais, estaduais ou municipais;
  • Estar irregular em transações no comércio exterior;
  • Omitir alguma declaração ou demonstrativo financeiro;
  • Ter problemas com a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
  • Não ter entregue a declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Não fazer a Relação Anual de Informações e Salários.

Além disso, uma pessoa jurídica é considerada inativa quando passa um mês sem realizar qualquer tipo de movimentação, seja operacional, não operacional, patrimonial, financeira ou de aplicações e investimentos, mas não encerrou oficialmente suas atividades.

Por isso deixar sua empresa com o CNPJ inativo apresenta consequências que serão prejudiciais, pois o empresário segue tendo obrigações com a Receita, como fornecer as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, e não irá conseguir realizar a emissão de notas bancárias, ou conseguir algum empréstimo e financiamento empresarial quando necessário. Desse modo é muito importante saber como regularizar sua empresa para manter o negócio em dia e funcionando conforme a legislação vigente.

Para regularizar o CNPJ da sua empresa é preciso descobrir quais são as pendências do seu negócio e em seguida providenciar os demonstrativos e declarações em atraso para que assim você consiga pagar os débitos e as multas em atraso

Ou seja, para reativar um cadastro de pessoa jurídica (CNPJ inativo), será necessário regularizá-lo na Receita Federal, fornecendo os documentos solicitados pelo órgão e quitando seus débitos e multas em seguida.

Confira os Benefícios de Regularizar sua Empresa:

Economia com impostos

Regularizar o CNPJ inativo da sua empresa permite com que você economize com impostos.

Disponibilidade para faturar

Ao regularizar sua empresa, é possível conseguir efetuar negócios de modo rápido e fácil, evitando assim a possibilidade de não perder a oportunidade.

Conquistar mais clientes

Outro benefício de regularizar o CNPJ inativo é conquistar mais clientes. Isso porque os indivíduos contratam serviços e compram produtos de empresas regularizadas devido a sua credibilidade e confiança que o empreendimento passa para os consumidores.

Controle financeiro

Regularizar o CNPJ inativo da sua empresa permite com que você mantenha o controle de seu negócio, controlando o faturamento de despesas e o lucro adquirido.

Mais artigos do Blog